As tomadas de decisão são extremamentes importantes na execução dos programas. São elas que dão a inteligência aos sistemas.
Em Java, temos dois blocos de tomadas de decisão: o IF/ELSE e o SWITCH/CASE.
IF/ELSE
O bloco IF/ELSE é o mais utilizado. Ele aceita qualquer condição e por isso é mais utilizado que o SWITCH. Sua sintaxe é a seguinte
if (<condição>) {
}
onde na condição colocaremos uma equação lógica ou um valor booleano(variável, método com retorno lógico). Se a condição for verdadeira, o que estiver dentro do bloco será executado.
Esse é um bloco simples, onde só se executa uma ação onde tal condição for verdadeira. Mas podemos forçar outra ação se a condição for falsa. Veja como:
if (<condição>) {
}else{
}
}else{
}
Nesse caso, o bloco else(se não) será executado quando a condição do if(se) for falsa. Podemos ainda alinhar mais blocos, permitindo mais condições a serem avaliadas. Veja o exemplo:
Podem ser utilizados quantos if/else for preciso.
Assista a esses vídeos sobre o comado if:
SWITCH/CASE
O comando SWITCH é um comando mais simples e organizado, porém muito limitado. Não podemos utilizar condições lógicas e apenas tipos primitivos são aceitos. Sua estrutura é a seguinte:
Switch (<equação ou variável>){
case <variável primitiva>:
break;
case <variável primitiva>:
break;
}
Um exemplo seria esse:
Sempre é bom lembrar que não podemos utilizar condições lógicas nos cases, apenas tipos primitivos(inteiros, reais e caracteres isolados).
Veja mais nesse vídeo
Exercício Proposto
Implemente na classe AuxilioJava um bloco if/else ou switch/case que verifica se a soma de numeroA com numeroB é par ou ímpar.
Dica: O algoritmo poderá usar o operador %, que retorna o resto de uma divisão. Exemplo:
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