Estrutura Básica de um programa Java

Os programas em Java sempre são formados por blocos alinhados. Existem vários blocos dentro de blocos.
Os blocos são denotados por sua nomemclatura, inicio e fim. O inicio de um bloco é demarcado por "{" e para o fim é usado "}". Já a nomenclatura é diversificada, pois existem inúmeros tipos de blocos, como por exemplo, um bloco IF:

  1.    if (i != max) {
  2.          if (i == 1) {
  3.                 frase += " " + i;
  4.         } else {
  5.                 frase += ", " + i;
  6.         }
  7.    } else {
  8.         frase += " ou " + i + " = ";
  9.   }
O código acima possui vários blocos. O primeiro começa na linha 1("if (i != max)") , e termina na linha 7. Temos dois blocos em seu interior, e após ele, mais um. Todos com suas respectivas aberturas e fechamentos.
É extremamente necessário, após a abertura de um bloco, o fechamento do mesmo. Um bloco não fechado dará um erro no compilador Java.

Sendo assim, todo programa Java é formado por um bloco principal. Essse bloco chamamos de classe e é dentro dele que se desenrola o programa.

Na nomemclatura da classe, definimos seu nome e seu acesso. De inicio, não será necessário aprender os modificadores de acesso, então a estrutura padrão será sempre assim:


public class significa que será uma classe pública, onde poderá ser acessada por qualquer um. "AuxilioJava" é o seu nome, a sua identificação, por onde será chamada. Tudo que tiver dentro de seu bloco poderá ser executado sempre que for chamado AuxilioJava.

Para que as coisas possam funcionar, é preciso termos os empregados com suas funções. Em Java, chamamos isso  de métodos. Todas as operações ocorrem dentro de métodos. Para isso, precisamos definir qual será o método onde tudo vai começar. A nomenclatura do método principal é a seguinte:

public static void main (String [] args){



                        }

Na hora da execução do programa, a JVM irá procurar por esse método para iniciar o programa. Por enquanto, basta saber que o programa começa por ai. Na aula sobre métodos, explicaremos melhor o significado de toda essa nomemclatura(daqui pra frente, assinatura de método).

Dentro dos métodos escrevemos os comandos. Os comandos são encerrados com ponto-e-vírgula(;) Um comando pode exceder uma linha, como também podemos ter mais de um comando em uma linha(desde que estejam separados pelo ponto ";"), porém é aconselhável usarmos uma linha pra cada comando.

Já que sabemos como é a estrutura básica de um programa em Java, iremos escrever um programinha que imprime uma mensagem na tela. Construa um programa igual ao mostrado abaixo e execute.



Pronto. Você acabou de criar um programa(embora inútil) na linguagem mais poderosa da Terra! Segue abaixo um vídeo do Chimura bem detalhado sobre o que aprendemos:





Próximo >>  Tipos Primitivos

Um comentário: